Oi Pessoal!
Iniciamos 2012 com bastante garra e entusiasmo pelas novas experiencias que iremos passar, a tarefa de hoje é postar seus comentário sobre a Quimica em nossa vida, escreva, sobre os benefícios e impactos da Química usada pelo homem!
A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente. Encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação é um dos papéis importantes da Química de hoje. Alguns exemplos da atuação da Química, pode-se citar como a produção de produtos biodegradáveis, recuperação de rios poluídos, a reciclagem de resíduos, o tratamento de esgotos e outros. Mas a química pode causar danos sérios ao meio ambiente e ao ser humano, como: No meio ambiente: • Poluição da Água Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico.
No ser Humano: • Exposição diária a tóxicos É muito importante que o consumidor esteja melhor informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985, um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou, em 1997, que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas." Abordando a síndrome do edifício doente, ele relatou que o conjunto de sintomas como asma, dor de cabeça crônico, sinusite crônica, dor nas articulações, cansaço crônico, hiperatividade, depressão e alergias aumentaram as faltas entre alunos e professores em escolas recentemente construídas. Após uma palestra do Dr. Levin, a rede escolar de Ridgefield eliminou todos os carpetes das salas de aula, proporcionando um meio ambiente mais saudável para alunos e professores.
• Metais pesados enfraquecem os rins
Metais como o chumbo, prejudicam os rins deveria ser de conhecimento comum há séculos. Isso porque pintores e operadores de linotipos a chumbo, nas antigas gráficas, sofriam, muito mais do que outros grupos profissionais, de graves problemas nos rins.
Muito prejudicial, além do chumbo, é comprovadamente o mercúrio. Esses metais podem se combinar com certas proteínas, causando uma séria perda de função dos rins.
Todas as ciências podem trazer coisas boas ou ruins para nós, pois tudo depende da boa ou má aplicação dessas coisas. A fissão e a fusão nuclear podem produzir a bomba atômica, mas, podem produzir energia elétrica limpa para movimentar as nossas indústrias, nossos sistemas de transportes, nossas casas, etc. A química pode produzir produtos corrosivos, tóxicos e venenosos, que podem matar os animais e as pessoas, gases que matam as pessoas nas guerras, e muitas coisas deletérias, mas são extremamente úteis quando aplicada corretamente, em produtos de limpeza, medicamentos, cosméticos, fabricação de combustíveis, fabricação e conservação de alimentos, bebidas, fabricação do aço em usinas siderúrgicas e muitas outras coisas úteis e imprescindíveis à humanidade.
Doenças Causadas pela Radiação Algumas doenças causadas imediatamente após a exposição à radiação nuclear alta são: • queimaduras • distúrbios gastrointestinais • síndrome cerebral • Doenças do sangue (leucemia) • Infertilidade A síndrome cerebral é um tipo de inflamação do tecido cerebral, que ocorre quando existe uma exposição muito alta ao material radioativo, e sempre leva à morte. Os distúrbios gastrointestinais são graves e são causados pela destruição da mucosa e levar a morte em menos de 1 semana. A radiação também provoca doenças do sangue, porque promove destruição da medula óssea, baço e dos gânglios linfáticos que são responsáveis por criar novas células sanguíneas, que pode levar a morte em até 3 semanas após a exposição à radiação. A Infertilidade, falta de menstruação, diminuição da libido, catarata e anemia, também podem ser consequências imediatas à exposição radioativa nuclear.
Acreditava-se que o efeito combinado da exposição a um grupo de pesticidas era simplesmente somatório. Entretanto, um estudo feito em 1957 já mostrava que isto não é verdadeiro. Os pesquisadores esperavam que o resultado da exposição a inseticidas diversos seria aditivo, porém, encontraram um efeito sinérgico 10 vezes maior em ratos e 50 vezes maior em cachorros quando os tóxicos eram ministrados simultaneamente. A sinergia se refere a interação de produtos químicos.
Poluição da água Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico.
Exposição diária a tóxicos
É muito importante que o consumidor esteja melhor informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985, um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou, em 1997, que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas." Efeitos da Química no Organismo
Metanol
Utilizado como combustível misturado com o álcool e a gasolina, vêm causando alterações nas células dos frentistas que lidam com o metanol. Essas alterações ocorriam nas células que apresentavam micronúcleos, aberrações nos cromossomos que podem evoluir para o câncer. Outro que se surpreendeu foi o coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas em São Paulo, ele fez uma avaliação clínica dos frentistas um ano depois do metanol chegar aos postos. A preocupação era a possibilidade de cegueira e de alterações no fígado.
Doenças Causadas por Vazamentos Radioativos
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Pesticidas Após meio século de uso indiscriminado de pesticidas — na agricultura, nas florestas, ao lado das estradas, nos campos de golfe, em parques e playgrounds, nos locais de trabalhos, em escolas, hospitais, moradias e quintais — o efeito sinérgico da exposição múltipla para os seres humanos e para a fauna está finalmente sendo questionado.
Acreditava-se que o efeito combinado da exposição a um grupo de pesticidas era simplesmente somatório. Entretanto, um estudo feito em 1957 já mostrava que isto não é verdadeiro. Os pesquisadores esperavam que o resultado da exposição a inseticidas diversos seria aditivo, porém, encontraram um efeito sinérgico 10 vezes maior em ratos e 50 vezes maior em cachorros quando os tóxicos eram ministrados simultaneamente. A sinergia se refere a interação de produtos químicos.
Poluição da água Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico.
Exposição diária a tóxicos Dr. Warren M. Levin, diretor de Integrative Medicine de Connecticut e de Nova Iorque, está, apaixonadamente, empenhado em alertar sobre os riscos graves para a saúde relacionados à exposição diária a produtos químicos tóxicos.
Em suas palestras, ele prova, com referências, que a pele, sendo o órgão mais amplo do organismo — e como a pele é permeável — não é a única prejudicada, pois os produtos penetram também no organismo, provocando problemas internos.
É muito importante que o consumidor esteja melhor informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985, um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou, em 1997, que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas."
Abordando a síndrome do edifício doente, ele relatou que o conjunto de sintomas como asma, dor de cabeça crônico, sinusite crônica, dor nas articulações, cansaço crônica, hiperatividade, depressão e alergias aumentaram as faltas entre alunos e professores em escolas recentemente construídas. Após uma palestra do Dr. Levin, a rede escolar de Ridgefield eliminou todos os carpetes das salas de aula, proporcionando um meio ambiente mais saudável para alunos e professores.
Utilizado como combustível misturado com o álcool e a gasolina, vêm causando alterações nas células dos frentistas que lidam com o metanol. Essas alterações ocorriam nas células que apresentavam micronúcleos, aberrações nos cromossomos que podem evoluir para o câncer. Outro que se surpreendeu foi o coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas em São Paulo, ele fez uma avaliação clínica dos frentistas um ano depois do metanol chegar aos postos. A preocupação era a possibilidade de cegueira e de alterações no fígado.
Pesticidas
A maioria dos usados na agricultura inibem a formação das associações micorrízicas. Os fumigantes de solo reduzem o número de esporos e inibem a colonização, embora baixas doses de DBCP e 1.3-D estimulem a esporulação. Eles atuam modificando o ambiente da rizosfera e eliminando predadores e hiper parasitas. Os pesticidas sistêmicos reduzem ou previnem a colonização e o número de esporos do solo, mesmo quando aplicados na semente. Os não sistêmicos são menos prejudiciais aos endófitos, quando usados em doses normais. As espécies, e mesmo ecótipos de fungos micorrízicos, diferem em sua sensibilidade a esse químicos.
Fertilizantes
São de grande ajuda se utilizados corretamente, porém, se adicionados em excesso podem causar modificações tanto em sua forma quanto no fator nutritivo.
Raios X
Tipo de radiação eletromagnética penetrante e invisível ao olho humano, com comprimento de onda menor que o da luz visível. Os raios X são produzidos quando se bombardeia um alvo, como um metal, com elétrons em alta velocidade. Essa capacidade de penetração permite que os raios X sejam utilizados para fazer imagens do interior do corpo humano ou de estruturas internas de objetos, seja na indústria, na Medicina ou na pesquisa científica.
Foram descobertos por acaso, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, quando trabalhava com um tubo de raios catódicos - aparelho que emite elétrons acelerados e focados para uma tela fosforescente e constitui a base da televisão. O tubo estava envolto por uma caixa de papelão negra, mas Roentgen percebeu que uma tela deixada perto emitia luz toda vez que o tubo funcionava. Ele provou que a causa da luminescência eram raios invisíveis e misteriosos que chamou de "X".
Esse tipo de radiação é produzida sempre que os elétrons em alta velocidade atingem um objeto; parte da energia do choque produz os raios ao atingir os átomos do alvo.
Doenças Causadas por Vazamentos Radioativos
ALGUMAS DAS DOENÇAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO A RADIOATIVIDADE.
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Razões para tamanho pânico em desastres radioativos.
Fora que o local permanece contaminado, onde se deu o acidente por dezenas ou centenas de anos.
Quanto a contaminação nas nuvens se dá por um gaz chamado radonio que fica geralmente dentro das casas, alojado ou sobem para as nuvens que o vento leva espalhando contaminação em outros municípios ou estados.
Nas nuvens ele fica alojado, não é visível e se eventualmente chove, a chuva contamina solo, animais pessoas, sendo uma cadeia em cascata.
ALGUMAS DAS DOENÇAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO A RADIOATIVIDADE.
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Razões para tamanho pânico em desastres radioativos.
Fora que o local permanece contaminado, onde se deu o acidente por dezenas ou centenas de anos.
Quanto a contaminação nas nuvens se dá por um gaz chamado radonio que fica geralmente dentro das casas, alojado ou sobem para as nuvens que o vento leva espalhando contaminação em outros municípios ou estados.
Nas nuvens ele fica alojado, não é visível e se eventualmente chove, a chuva contamina solo, animais pessoas, sendo uma cadeia em cascata.
A toxicidade é a capacidade inerente de uma substância em produzir efeitos nocivos num organismo vivo ou ecossistema. O risco tóxico é a probabilidade que o efeito nocivo, ou efeito tóxico, ocorra em função das condições de utilização da substância. O risco tóxico associado a uma substância química depende de algumas variáveis: propriedades físico-químicas, vias de penetração no organismo, dose, alvos biológicos, capacidade metabólica de eliminação e efeitos sinergísticos com outros agressores de natureza diversa (física, química ou psíquica). Não há uma classificação única dos riscos tóxicos que contemple e esgote todos produtos químicos. Podemos classificá-los, em função do alvo, como produtos de toxicidade específica ou não específica: relativa ao nível do alvo molecular (por exemplo, uma ligação reversível ou não com uma molécula de ADN) ou relativa à grande reatividade, deteriorando indistintamente as estruturas vivas com as quais entre em contato (por exemplo, os corrosivos). Também podem ser classificados, em função do mecanismo de ação, como tóxicos diretos ou indiretos. No primeiro grupo estão aquelas substâncias que agem sobre os alvos biológicos sem ativação metabólica, como os corrosivos ou os agentes alquilantes. E, no segundo, os compostos que afetam as estruturas ou as funções celulares somente após a ativação metabólica pelos sistemas enzimático ou hospedeiro.
Algumas substâncias podem ser agrupadas pela sua natureza, como os solventes orgânicos, que devido às suas características físico-químicas, facilidade de difusão, baixo ponto de fulgor, etc., são facilmente penetráveis no organismo pela via respiratória. Ou então os metais, como o cromo hexavalente, comprovadamente cancerígeno, e o mercúrio, neurotóxico importante. A classificação também pode ser feita pelo efeito nocivo que o produto acarreta no organismo: anestésico, irritante, asfixiante, mutagênico, teratogênico, etc. NOME:BRUNO TURMA:901
Risco Químico Os riscos apresentados pelos produtos químicos dependem de sua reatividade. Não é possível estabelecer uma regra geral que garanta a segurança no manuseio de todas as substâncias químicas. É necessária uma avaliação considerando não só as características físico-químicas, a reatividade e a toxicidade, como também as condições de manipulação, as possibilidades de exposição do trabalhador e as vias de penetração no organismo. Além disso, tem-se que considerar a disposição final do produto químico, sob a forma de resíduo, e os impactos que pode causar no meio ambiente.
Riscos de natureza físico-química
Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão, ou então produzindo uma substância tóxica. Na avaliação dos riscos devidos à natureza física, devemos considerar os parâmetros de difusão (pressão saturada de vapor e densidade de vapor) e os parâmetros de inflamabilidade (limites de explosividade, ponto de fulgor e ponto de auto-ignição). As reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte. NOME:BRUNO TURMA:901
Efeitos Da Química no Meio ambiente A Poluição Pelo Calor O que é a poluição pelo calor, poluição térmica, cálculo do IQA.
A Toxicidade do Íon Cianeto Toxicidade do íon cianeto (HCN), cianetos de sódio, cianetos de potássio, a morte causada pelo cianeto, ação tóxica do HCN, tratamento de quem ingeriu cianeto, soluções de cianeto, Rasputin.
A toxicidade do monóxido de carbono Consequência do excesso de monóxido de carbono, problemas respiratórios.
Água: Fonte da Vida O ciclo da água, características da água, tipos de água.
Camada de Ozônio Camada de Ozônio, encontre aqui informações relacionadas à camada de ozônio, causas do buraco de ozônio, consequencias, efeito estufa e solução.
Camada de Ozônio 2 A surpresa mais perturbadora do final do século XX talvez tenha sido a descoberta da fragilidade do novo meio ambiente. As florestas tropicais, que fornecem parte do oxigênio que respiramos, estão desaparecendo a uma velocidade alarmante na África, na América do Sul e principalmente no Sudeste Asiático. A camada de Ozônio, que nos protege de radiações nocivas, está sendo destruída.
Chuva Ácida O que é chuva ácida, o que causa a chuva ácida, alcance da chuva ácida, prejuízo e efeitos da chuva ácida, soluções para a chuva ácida.
CO2 na Atmosfera A demanda de energia - eletricidade, gás e combustíveis necessários para operar todas as ferramentas da civilização moderna - em países desenvolvidos é a maior causa da poluição a qual está agora aquecendo nosso planeta.
Efeito Estufa Gases de Efeito estufa, causas, efeitos e consequências, buraco na camada de Ozônio.
Estação de Tratamento de Água - ETA Processo de separação utilizados no tratamento de água, aeração, coagulação, floculação, flotação, filtração, tratamento por contato, oxidação, doenças causadas pela água contaminada.
Gases Poluentes Principais gases poluentes, efeitos e fontes principais, gás carbônico.
Inversão Térmica O que é inversão térmica.
Lixo Classificação, males provocados, tratamento e disposição, coleta seletiva e como separar o lixo.
Lixo Hospitalar O problema, as soluções, identificação, acondicionamento e destino, classificação, recomendações e incineração.
Mineração O que é mineração, história, origem e operações de mineração.
Nevoeiro Fotoquímico O que é o nevoeiro fotoquímico.
Poluição O que é poluição, poluição da água ar solo, poluição radioativa, calor e ruído.
Poluição das Águas O envenenamento do mar por metais pesados, despejo de material bruto nas águas, poluentes conservativos, petróleo derramado, eutrofização.
Poluição Química O que causa a poluição química, os fertilizantes químicos, o DDT, o lixo e o óleo lançados de navios, o derrame de esgotos a céu aberto.
Poluição Química dos Rios Como se dá a poluição química nos rios, metais pesados despoejados nos rios, efeitos da poluição química.
Presença de metais pesados no meio ambiente Mercúrio, chumbo, níquel, baterias recarregáveis.
Raios Ultravioleta Radiações ultravioleta.
Reciclagem O que é a reciclagem, Porquê reciclar, O que reciclar, Reciclagem do papel, Reciclagem do plástico, metal e vidro, Reciclagem de pneus, Reciclagem de entulho, Reciclagem de pilhas.
Sabão e Detergente A história, como são fabricados e o elemento básico do sabão e detergente.
Tratamento de água para consumo Estação de Tratamento de água, Coagulação e Floculação, Decantação, Filtração, Fluoretação e Controle de Qualidade da Água Tratada.
Tratamento de esgotos Os componentes das estações de Tratamento de Esgotos. Nome : Sergio Turma : 901
ALGUMAS DAS DOENÇAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO A RADIOATIVIDADE.
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Razões para tamanho pânico em desastres radioativos.
Fora que o local permanece contaminado, onde se deu o acidente por dezenas ou centenas de anos.
Quanto a contaminação nas nuvens se dá por um gaz chamado radonio que fica geralmente dentro das casas, alojado ou sobem para as nuvens que o vento leva espalhando contaminação em outros municípios ou estados.
Nas nuvens ele fica alojado, não é visível e se eventualmente chove, a chuva contamina solo, animais pessoas, sendo uma cadeia em cascata Nome :Sergio Turma : 901
Fitoesteróis são esteróis vegetais, que interferem na absorção do colesterol a partir do intestino e reduzem o colesterol LDL. Recentemente, fitoesteróis têm sido adicionados a margarinas especiais, que estão sendo comercialmente disponíveis como alimentos funcionais. Foi provado de acordo com (Ntanios, 2001, Weber, Weitkamp, Mukherjee, 2002), que seu consumo como parte de uma dieta saudável pode diminuir o risco de doenças cardíacas em até 25%. O objetivo deste trabalho é analisar os estudos mais recentes sobre os efeitos dos fitoesteróis especificamente sobre a colesterolemia e analisar também as informações sobre as propriedades físico-químicas dos fitoesteróis, bem como os efeitos de sua aplicação nos alimentos, como creme vegetal e margarinas disponíveis no mercado brasileiro. De acordo com a literatura, os efeitos de fitoesteróis adicionados industrialmente a margarinas e cremes vegetais, apresentam excelentes resultados na diminuição do colesterol LDL e, além disso, demonstram uma elevada aceitação sensorial e uma estabilidade no processamento do alimento. UNEC Nome:sergio Turma:901
Trabalho de Ciências
ResponderExcluirEfeitos da química
A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente. Encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e sua preservação é um dos papéis importantes da Química de hoje. Alguns exemplos da atuação da Química, pode-se citar como a produção de produtos biodegradáveis, recuperação de rios poluídos, a reciclagem de resíduos, o tratamento de esgotos e outros.
Mas a química pode causar danos sérios ao meio ambiente e ao ser humano, como:
No meio ambiente:
• Poluição da Água
Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico.
No ser Humano:
• Exposição diária a tóxicos
É muito importante que o consumidor esteja melhor informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985, um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou, em 1997, que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas."
Abordando a síndrome do edifício doente, ele relatou que o conjunto de sintomas como asma, dor de cabeça crônico, sinusite crônica, dor nas articulações, cansaço crônico, hiperatividade, depressão e alergias aumentaram as faltas entre alunos e professores em escolas recentemente construídas. Após uma palestra do Dr. Levin, a rede escolar de Ridgefield eliminou todos os carpetes das salas de aula, proporcionando um meio ambiente mais saudável para alunos e professores.
• Metais pesados enfraquecem os rins
Metais como o chumbo, prejudicam os rins deveria ser de conhecimento comum há séculos. Isso porque pintores e operadores de linotipos a chumbo, nas antigas gráficas, sofriam, muito mais do que outros grupos profissionais, de graves problemas nos rins.
Muito prejudicial, além do chumbo, é comprovadamente o mercúrio. Esses metais podem se combinar com certas proteínas, causando uma séria perda de função dos rins.
Todas as ciências podem trazer coisas boas ou ruins para nós, pois tudo depende da boa ou má aplicação dessas coisas. A fissão e a fusão nuclear podem produzir a bomba atômica, mas, podem produzir energia elétrica limpa para movimentar as nossas indústrias, nossos sistemas de transportes, nossas casas, etc. A química pode produzir produtos corrosivos, tóxicos e venenosos, que podem matar os animais e as pessoas, gases que matam as pessoas nas guerras, e muitas coisas deletérias, mas são extremamente úteis quando aplicada corretamente, em produtos de limpeza, medicamentos, cosméticos, fabricação de combustíveis, fabricação e conservação de alimentos, bebidas, fabricação do aço em usinas siderúrgicas e muitas outras coisas úteis e imprescindíveis à humanidade.
ALUNO: JONAS DE ANDRADE TAVARES
TURMA: 901
Doenças Causadas pela Radiação
ExcluirAlgumas doenças causadas imediatamente após a exposição à radiação nuclear alta são:
• queimaduras
• distúrbios gastrointestinais
• síndrome cerebral
• Doenças do sangue (leucemia)
• Infertilidade
A síndrome cerebral é um tipo de inflamação do tecido cerebral, que ocorre quando existe uma exposição muito alta ao material radioativo, e sempre leva à morte. Os distúrbios gastrointestinais são graves e são causados pela destruição da mucosa e levar a morte em menos de 1 semana.
A radiação também provoca doenças do sangue, porque promove destruição da medula óssea, baço e dos gânglios linfáticos que são responsáveis por criar novas células sanguíneas, que pode levar a morte em até 3 semanas após a exposição à radiação.
A Infertilidade, falta de menstruação, diminuição da libido, catarata e anemia, também podem ser consequências imediatas à exposição radioativa nuclear.
ALUNO: JONAS DE ANDRADE TAVARES
TURMA: 901
Trabalho De Ciências
ResponderExcluirEfeitos da Química no Meio Ambiente
Acreditava-se que o efeito combinado da exposição a um grupo de pesticidas era simplesmente somatório. Entretanto, um estudo feito em 1957 já mostrava que isto não é verdadeiro. Os pesquisadores esperavam que o resultado da exposição a inseticidas diversos seria aditivo, porém, encontraram um efeito sinérgico 10 vezes maior em ratos e 50 vezes maior em cachorros quando os tóxicos eram ministrados simultaneamente. A sinergia se refere a interação de produtos químicos.
Poluição da água
Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico.
Exposição diária a tóxicos
É muito importante que o consumidor esteja melhor informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985, um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou, em 1997, que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas."
Efeitos da Química no Organismo
Metanol
Utilizado como combustível misturado com o álcool e a gasolina, vêm causando alterações nas células dos frentistas que lidam com o metanol. Essas alterações ocorriam nas células que apresentavam micronúcleos, aberrações nos cromossomos que podem evoluir para o câncer. Outro que se surpreendeu foi o coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas em São Paulo, ele fez uma avaliação clínica dos frentistas um ano depois do metanol chegar aos postos. A preocupação era a possibilidade de cegueira e de alterações no fígado.
Doenças Causadas por Vazamentos Radioativos
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
ALUNO:Wesley Vitalino Maretti
TURMA:901
Efeitos da Química no Meio Ambiente
ResponderExcluirPesticidas
Após meio século de uso indiscriminado de pesticidas — na agricultura, nas florestas, ao lado das estradas, nos campos de golfe, em parques e playgrounds, nos locais de trabalhos, em escolas, hospitais, moradias e quintais — o efeito sinérgico da exposição múltipla para os seres humanos e para a fauna está finalmente sendo questionado.
Acreditava-se que o efeito combinado da exposição a um grupo de pesticidas era simplesmente somatório. Entretanto, um estudo feito em 1957 já mostrava que isto não é verdadeiro. Os pesquisadores esperavam que o resultado da exposição a inseticidas diversos seria aditivo, porém, encontraram um efeito sinérgico 10 vezes maior em ratos e 50 vezes maior em cachorros quando os tóxicos eram ministrados simultaneamente. A sinergia se refere a interação de produtos químicos.
Poluição da água
Cada quilograma dos agrotóxicos usados nas plantações produz enorme poluição da água nos lençóis freáticos. O tratamento da água fica tão caro, que algumas companhias alemãs de saneamento básico estão achando mais barato pagar os agricultores para que voltem ao cultivo orgânico.
Exposição diária a tóxicos
Dr. Warren M. Levin, diretor de Integrative Medicine de Connecticut e de Nova Iorque, está, apaixonadamente, empenhado em alertar sobre os riscos graves para a saúde relacionados à exposição diária a produtos químicos tóxicos.
Em suas palestras, ele prova, com referências, que a pele, sendo o órgão mais amplo do organismo — e como a pele é permeável — não é a única prejudicada, pois os produtos penetram também no organismo, provocando problemas internos.
É muito importante que o consumidor esteja melhor informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985, um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou, em 1997, que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas."
Abordando a síndrome do edifício doente, ele relatou que o conjunto de sintomas como asma, dor de cabeça crônico, sinusite crônica, dor nas articulações, cansaço crônica, hiperatividade, depressão e alergias aumentaram as faltas entre alunos e professores em escolas recentemente construídas. Após uma palestra do Dr. Levin, a rede escolar de Ridgefield eliminou todos os carpetes das salas de aula, proporcionando um meio ambiente mais saudável para alunos e professores.
ALUNO:Wesley Vitalino Maretti
TURMA:901
Efeitos da Química no Organismo
ResponderExcluirMetanol
Utilizado como combustível misturado com o álcool e a gasolina, vêm causando alterações nas células dos frentistas que lidam com o metanol. Essas alterações ocorriam nas células que apresentavam micronúcleos, aberrações nos cromossomos que podem evoluir para o câncer. Outro que se surpreendeu foi o coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas em São Paulo, ele fez uma avaliação clínica dos frentistas um ano depois do metanol chegar aos postos. A preocupação era a possibilidade de cegueira e de alterações no fígado.
Pesticidas
A maioria dos usados na agricultura inibem a formação das associações micorrízicas. Os fumigantes de solo reduzem o número de esporos e inibem a colonização, embora baixas doses de DBCP e 1.3-D estimulem a esporulação. Eles atuam modificando o ambiente da rizosfera e eliminando predadores e hiper parasitas. Os pesticidas sistêmicos reduzem ou previnem a colonização e o número de esporos do solo, mesmo quando aplicados na semente. Os não sistêmicos são menos prejudiciais aos endófitos, quando usados em doses normais. As espécies, e mesmo ecótipos de fungos micorrízicos, diferem em sua sensibilidade a esse químicos.
Fertilizantes
São de grande ajuda se utilizados corretamente, porém, se adicionados em excesso podem causar modificações tanto em sua forma quanto no fator nutritivo.
Raios X
Tipo de radiação eletromagnética penetrante e invisível ao olho humano, com comprimento de onda menor que o da luz visível. Os raios X são produzidos quando se bombardeia um alvo, como um metal, com elétrons em alta velocidade. Essa capacidade de penetração permite que os raios X sejam utilizados para fazer imagens do interior do corpo humano ou de estruturas internas de objetos, seja na indústria, na Medicina ou na pesquisa científica.
Foram descobertos por acaso, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, quando trabalhava com um tubo de raios catódicos - aparelho que emite elétrons acelerados e focados para uma tela fosforescente e constitui a base da televisão. O tubo estava envolto por uma caixa de papelão negra, mas Roentgen percebeu que uma tela deixada perto emitia luz toda vez que o tubo funcionava. Ele provou que a causa da luminescência eram raios invisíveis e misteriosos que chamou de "X".
Esse tipo de radiação é produzida sempre que os elétrons em alta velocidade atingem um objeto; parte da energia do choque produz os raios ao atingir os átomos do alvo.
Doenças Causadas por Vazamentos Radioativos
ALGUMAS DAS DOENÇAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO A RADIOATIVIDADE.
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Razões para tamanho pânico em desastres radioativos.
Fora que o local permanece contaminado, onde se deu o acidente por dezenas ou centenas de anos.
Quanto a contaminação nas nuvens se dá por um gaz chamado radonio que fica geralmente dentro das casas, alojado ou sobem para as nuvens que o vento leva espalhando contaminação em outros municípios ou estados.
Nas nuvens ele fica alojado, não é visível e se eventualmente chove, a chuva contamina solo, animais pessoas, sendo uma cadeia em cascata.
ALUNO:Wesley Vitalino Maretti
TURMA:901
TRABALHO DE CIENCIAS
ResponderExcluirALGUMAS DAS DOENÇAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO A RADIOATIVIDADE.
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Razões para tamanho pânico em desastres radioativos.
Fora que o local permanece contaminado, onde se deu o acidente por dezenas ou centenas de anos.
Quanto a contaminação nas nuvens se dá por um gaz chamado radonio que fica geralmente dentro das casas, alojado ou sobem para as nuvens que o vento leva espalhando contaminação em outros municípios ou estados.
Nas nuvens ele fica alojado, não é visível e se eventualmente chove, a chuva contamina solo, animais pessoas, sendo uma cadeia em cascata.
Texto de Auriberta Alves
NOME:BRUNO
TURMA:901
TRABALHO DE CIENCIAS
ResponderExcluirRiscos tóxicos
A toxicidade é a capacidade inerente de uma substância em produzir efeitos nocivos num organismo vivo ou ecossistema. O risco tóxico é a probabilidade que o efeito nocivo, ou efeito tóxico, ocorra em função das condições de utilização da substância. O risco tóxico associado a uma substância química depende de algumas variáveis: propriedades físico-químicas, vias de penetração no organismo, dose, alvos biológicos, capacidade metabólica de eliminação e efeitos sinergísticos com outros agressores de natureza diversa (física, química ou psíquica).
Não há uma classificação única dos riscos tóxicos que contemple e esgote todos produtos químicos.
Podemos classificá-los, em função do alvo, como produtos de toxicidade específica ou não específica: relativa ao nível do alvo molecular (por exemplo, uma ligação reversível ou não com uma molécula de ADN) ou relativa à grande reatividade, deteriorando indistintamente as estruturas vivas com as quais entre em contato (por exemplo, os corrosivos).
Também podem ser classificados, em função do mecanismo de ação, como tóxicos diretos ou indiretos. No primeiro grupo estão aquelas substâncias que agem sobre os alvos biológicos sem ativação metabólica, como os corrosivos ou os agentes alquilantes. E, no segundo, os compostos que afetam as estruturas ou as funções celulares somente após a ativação metabólica pelos sistemas enzimático ou hospedeiro.
Algumas substâncias podem ser agrupadas pela sua natureza, como os solventes orgânicos, que devido às suas características físico-químicas, facilidade de difusão, baixo ponto de fulgor, etc., são facilmente penetráveis no organismo pela via respiratória. Ou então os metais, como o cromo hexavalente, comprovadamente cancerígeno, e o mercúrio, neurotóxico importante.
A classificação também pode ser feita pelo efeito nocivo que o produto acarreta no organismo: anestésico, irritante, asfixiante, mutagênico, teratogênico, etc.
NOME:BRUNO
TURMA:901
TRABALHO DE CIENCIAS
ResponderExcluirRisco Químico
Os riscos apresentados pelos produtos químicos dependem de sua reatividade. Não é possível estabelecer uma regra geral que garanta a segurança no manuseio de todas as substâncias químicas. É necessária uma avaliação considerando não só as características físico-químicas, a reatividade e a toxicidade, como também as condições de manipulação, as possibilidades de exposição do trabalhador e as vias de penetração no organismo. Além disso, tem-se que considerar a disposição final do produto químico, sob a forma de resíduo, e os impactos que pode causar no meio ambiente.
Riscos de natureza físico-química
Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão, ou então produzindo uma substância tóxica.
Na avaliação dos riscos devidos à natureza física, devemos considerar os parâmetros de difusão (pressão saturada de vapor e densidade de vapor) e os parâmetros de inflamabilidade (limites de explosividade, ponto de fulgor e ponto de auto-ignição).
As reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte.
NOME:BRUNO
TURMA:901
Efeitos Da Química no Meio ambiente
ResponderExcluirA Poluição Pelo Calor
O que é a poluição pelo calor, poluição térmica, cálculo do IQA.
A Toxicidade do Íon Cianeto
Toxicidade do íon cianeto (HCN), cianetos de sódio, cianetos de potássio, a morte causada pelo cianeto, ação tóxica do HCN, tratamento de quem ingeriu cianeto, soluções de cianeto, Rasputin.
A toxicidade do monóxido de carbono
Consequência do excesso de monóxido de carbono, problemas respiratórios.
Água: Fonte da Vida
O ciclo da água, características da água, tipos de água.
Camada de Ozônio
Camada de Ozônio, encontre aqui informações relacionadas à camada de ozônio, causas do buraco de ozônio, consequencias, efeito estufa e solução.
Camada de Ozônio 2
A surpresa mais perturbadora do final do século XX talvez tenha sido a descoberta da fragilidade do novo meio ambiente. As florestas tropicais, que fornecem parte do oxigênio que respiramos, estão desaparecendo a uma velocidade alarmante na África, na América do Sul e principalmente no Sudeste Asiático. A camada de Ozônio, que nos protege de radiações nocivas, está sendo destruída.
Chuva Ácida
O que é chuva ácida, o que causa a chuva ácida, alcance da chuva ácida, prejuízo e efeitos da chuva ácida, soluções para a chuva ácida.
CO2 na Atmosfera
A demanda de energia - eletricidade, gás e combustíveis necessários para operar todas as ferramentas da civilização moderna - em países desenvolvidos é a maior causa da poluição a qual está agora aquecendo nosso planeta.
Efeito Estufa
Gases de Efeito estufa, causas, efeitos e consequências, buraco na camada de Ozônio.
Estação de Tratamento de Água - ETA
Processo de separação utilizados no tratamento de água, aeração, coagulação, floculação, flotação, filtração, tratamento por contato, oxidação, doenças causadas pela água contaminada.
Gases Poluentes
Principais gases poluentes, efeitos e fontes principais, gás carbônico.
Inversão Térmica
O que é inversão térmica.
Lixo
Classificação, males provocados, tratamento e disposição, coleta seletiva e como separar o lixo.
Lixo Hospitalar
O problema, as soluções, identificação, acondicionamento e destino, classificação, recomendações e incineração.
Mineração
O que é mineração, história, origem e operações de mineração.
Nevoeiro Fotoquímico
O que é o nevoeiro fotoquímico.
Poluição
O que é poluição, poluição da água ar solo, poluição radioativa, calor e ruído.
Poluição das Águas
O envenenamento do mar por metais pesados, despejo de material bruto nas águas, poluentes conservativos, petróleo derramado, eutrofização.
Poluição Química
O que causa a poluição química, os fertilizantes químicos, o DDT, o lixo e o óleo lançados de navios, o derrame de esgotos a céu aberto.
Poluição Química dos Rios
Como se dá a poluição química nos rios, metais pesados despoejados nos rios, efeitos da poluição química.
Presença de metais pesados no meio ambiente
Mercúrio, chumbo, níquel, baterias recarregáveis.
Raios Ultravioleta
Radiações ultravioleta.
Reciclagem
O que é a reciclagem, Porquê reciclar, O que reciclar, Reciclagem do papel, Reciclagem do plástico, metal e vidro, Reciclagem de pneus, Reciclagem de entulho, Reciclagem de pilhas.
Sabão e Detergente
A história, como são fabricados e o elemento básico do sabão e detergente.
Tratamento de água para consumo
Estação de Tratamento de água, Coagulação e Floculação, Decantação, Filtração, Fluoretação e Controle de Qualidade da Água Tratada.
Tratamento de esgotos
Os componentes das estações de Tratamento de Esgotos.
Nome : Sergio
Turma : 901
Doenças Causadas por Vazamentos Radioativos
ResponderExcluirALGUMAS DAS DOENÇAS CAUSADAS POR EXPOSIÇÃO A RADIOATIVIDADE.
Na maioria dos casos essas doenças aparecem após algum tempo, em outras gerações devido a radiação penetrar no DNA alterando-o e provocando deformações.
Em geral as pessoas contaminadas que não ficaram com fortes sequelas ou não morreram, tem esta deformação no n
o seu DNA provocando muitas aberrações sem que em investigações profundas cheguem a se conhecer as causas, há não ser que já haja antecedentes nas família de exposição a materiais radioativos.
O Câncer é outra das doenças as mais comuns nas pessoas com exposição a radioatividade.
Normalmente em grandes desastres como no Japão ocorrem mortes imediatas se o contaminação for de grande porte, ou sequenciais porque os órgãos internos se desintegram aos poucos.
Razões para tamanho pânico em desastres radioativos.
Fora que o local permanece contaminado, onde se deu o acidente por dezenas ou centenas de anos.
Quanto a contaminação nas nuvens se dá por um gaz chamado radonio que fica geralmente dentro das casas, alojado ou sobem para as nuvens que o vento leva espalhando contaminação em outros municípios ou estados.
Nas nuvens ele fica alojado, não é visível e se eventualmente chove, a chuva contamina solo, animais pessoas, sendo uma cadeia em cascata
Nome :Sergio
Turma : 901
Doençs Causadas Do Organismo
ResponderExcluirFitoesteróis são esteróis vegetais, que interferem na absorção do colesterol a partir do intestino e reduzem o colesterol LDL. Recentemente, fitoesteróis têm sido adicionados a margarinas especiais, que estão sendo comercialmente disponíveis como alimentos funcionais.
Foi provado de acordo com (Ntanios, 2001, Weber, Weitkamp, Mukherjee, 2002), que seu
consumo como parte de uma dieta saudável pode diminuir o risco de doenças cardíacas em
até 25%. O objetivo deste trabalho é analisar os estudos mais recentes sobre os efeitos dos
fitoesteróis especificamente sobre a colesterolemia e analisar também as informações sobre
as propriedades físico-químicas dos fitoesteróis, bem como os efeitos de sua aplicação nos
alimentos, como creme vegetal e margarinas disponíveis no mercado brasileiro. De acordo
com a literatura, os efeitos de fitoesteróis adicionados industrialmente a margarinas e cremes
vegetais, apresentam excelentes resultados na diminuição do colesterol LDL e, além disso,
demonstram uma elevada aceitação sensorial e uma estabilidade no processamento do alimento.
UNEC
Nome:sergio
Turma:901